A ex-rainha da beleza, Mutya Laxa-Buensuesco foi recentemente entrevistada pelo Inquirer sobre seu novo hobby como empreendedora ou “mompreneur” Guia para estrangeiros. Ela agora é conhecida como designer de produtos para crianças, alimentada por seu amor pelos filhos e pela melhor forma de atender-lhes suas necessidades.

Mães como inventoras naturais
De acordo com um artigo do New York Times, "Se essas mães não conseguem encontrar, elas inventam", isso atribui a ascensão dos mompreneurs à Internet e às mídias sociais, que permitem às mães trocar ideias ou conduzir negócios sem tendo que sair de casa.

“Inventar também é um meio de canalizar energia para mulheres ambiciosas que de repente se veem trocando fraldas e procurando copinhos perdidos”, escreveu o NYT. As mulheres tradicionalmente fazem as compras em família, mas se não conseguem encontrar o que gostam, elas mesmas criam.

Essa é a história de Mutya e seu produto, Spinkie. Rainha da beleza de segunda geração (sua mãe Alice Crisóstomo era Mutya ng Pilipinas em 1970), Mutya manteve o mesmo título de 1990 a 1992 (Mutya ng Pilipinas foi interrompida pela Guerra do Golfo em 1991). Em seguida, trabalhou em marketing para empresas locais e multinacionais. Seu último cargo foi como diretora global de marca da Pond's no escritório regional da Unilever em Cingapura.

Como a maioria dos pais de primeira viagem, de acordo com as últimas notícias sobre paternidade nas Filipinas, Mutya e seu marido, o artista/designer de móveis Genesis “Jinggoy” Buensuceso, queriam dar o melhor para seu bebê. No entanto, da infinidade de produtos para bebês que compraram, apenas alguns eram úteis, mas foram considerados deficientes em estilo.

Enquanto morava em Cingapura, Mutya fez todas as suas pesquisas e estabeleceu sua rede através da Internet. A mãe então desenvolveu produtos de acordo com as necessidades da filha. Ela estabeleceu critérios: funcional, moderno, divertido e fácil de usar. Ela se refere a eles como “facilitadores” que permitem aos pais cuidar dos filhos sem muito barulho.

Equilibrando carreira com família
Como acontece com todas as mães que trabalham, de acordo com as últimas notícias do estilo de vida das Filipinas, ainda existe o desafio de equilibrar negócios e vida familiar, mesmo que Mutya trabalhe em casa.

"Você não sabe quando parar, especialmente ao fazer negócios on-line. Lido com pessoas em outros países com fusos horários diferentes. Quando alimento a Malásia, estou verificando meu telefone, que está vinculado ao meu e-mail", diz ela. . Mutya pode fazer pausas para ficar com os filhos. Da mesma forma, eles sabem instintivamente quando não incomodá-la durante o trabalho. Seu negócio de design também é uma forma de ensinar cores, texturas e tecidos às crianças.